Planejando e Definindo a Criação de uma Web Rádio de Sucesso [Parte 2]

Definir a Criação da Web Rádio Online

Após definir a opção do gênero da sua web rádio, conforme explicamos no post anterior, nesta etapa é preciso estabelecer seu público de alcance, ou seja as pessoas que vão se interessar pelo seu conteúdo.

Esta etapa é primordial e de grande importância, pois é a essência do seu canal de comunicação com sua audiência. A partir desse ponto que será feito a sua programação e onde serão pensados seus possíveis anúncios.

Suponha que opte pelo gênero “musical para pessoas de terceira idade” para sua rádio. Mesmo que tenha dezenas de ritmos e estilos, cada pessoa tem sua preferência. Caso a ideia seja atingir o público adolescente, um exemplo, músicas que são clássicas, dos anos 70 e 80, possivelmente não tenha o sucesso. Mas com o estilo pop, certamente cairão no gosto do grupo, pois são mais atuais.

Por este motivo é preciso realizar a análise do seu público, tornando-se o planejamento essencial da sua web rádio. Assim é possível definir sua programação adequadamente e ter sua audiência em alto nível.

Hoje temos muitas estratégias no setor de comunicação, onde é criado personagens imaginários, conhecido também como, personas ou avatares. Sendo representado como público-alvo em suas ações. Bastando responder algumas perguntas, como:

  • Sexo: masculino, feminino ou ambos;
  • Idade: acima dos 35 anos, adolescentes, idosos;
  • Classe Social: média, alta, baixa, todas;
  • Escolaridade: superior, universitário, escolar;
  • Gostos e preferências: aventureiros, surfistas, religiosos, esportistas;
  • Frequência na internet: alta, média, baixa;
  • Formas de acesso à internet: computador, telefones celulares, tablets, entre outros.

Após ter o questionário respondido, como acima por exemplo, você pode incluir outras perguntas, assim você terá se preparado de um primeiro estudo do seu público-alvo e obterá um recursos para montar a sua programação.

Equipamentos necessários

É importante analisar se você já tem todos os recursos necessários, antes de colocar a sua web rádio no ar, para o seu funcionamento.

Além de ter um computador e uma boa conexão com a internet, é preciso que tenha um serviço de streaming, para fazer a transmissão pela internet, podendo ser ao vivo ou gravada.

Podemos citar como um serviço de streaming é o programa Auto DJ, ele possibilita a transmissão e oferece soluções práticas para montar e fazer a edição da programação.

Com este recurso, você tem a possibilidade de colocar áudio e música, montar uma playlist e soltar em sua programação, além de ter vinhetas e locuções automáticas, com a opção de informação de hora, dia e condições do trânsito.

Podemos citar outros recursos que vão auxiliar no seu trabalho. Caso sua rádio seja informativa, por exemplo, pode ser necessário ter um bom microfone, uma mesa e cadeira (para poder receber seus entrevistados), monitores de som e câmera, e também um revestimento acústico para o estúdio, entre outros.

Lembramos também que é necessário reservar um espaço exclusivo para sua rádio, sempre dê preferências aos locais com pouca interferência de pessoas e barulhos externos.

Isso pode não atrapalhar sua transmissão, pois o serviço de streaming está apto para colocar a rádio no ar sem problemas e ruído. Mas dependendo do trabalho que for fazer, como uma entrevista, por exemplo, ou até mesmo a transmissão ao vivo, um bom espaço contribuirá para o andamento dessa tarefa.

Para ter o serviço da sua web rádio, indicamos uma das empresas líderes no mercado de criação de rádio online, a Maxcast. Clique aqui e contrate sua web rádio.