Planejando e Definindo a Criação de uma Web Rádio de Sucesso [Parte 1]

Criar Web Rádio

Passaremos dicas neste artigo, para você ter a estratégia para criar sua web rádio online, para que você tenha o seu sucesso.

Há algum tempo, obter um canal de comunicação deixou de ser massa, e passou a ser uma exclusividade de grandes empresas do setor. Hoje em dia, é possível qualquer pessoa ter o seu público, sua programação, rentabilidade e uma grande audiência, fazendo um planejamento e ter a estratégia de seu veículo.

Mostraremos como o processo de ter sua web rádio, também conhecida como rádio online, é simples já que na internet encontramos ferramentas de transmissão com baixo custo e com grande alcance.

Hoje em dia, estamos vivendo tempos de alta conectividade e o interesse de todos é ter acesso fácil a conteúdo e de qualquer lugar, na palma de suas mãos, seja por meio de telefones celulares ou tablets.

Nossa proposta é apresentarmos, através deste post, dicas sobre como fazer o seu planejamento estratégico para criar uma web rádio. Conheça nossas dicas que vão de criação da estação na internet à montagem e veiculação da programação.

Nesta etapa, explicaremos brevemente qual o conceito de web rádio, para que você compreenda suas especificidades. Veja!

O que é uma web rádio?

Antigamente tínhamos a necessidade de ter um equipamento eletrônico de rádio para escutar músicas, programas e até mesmo informações em geral, mas nos dias de hoje, a expansão da Internet e seus recursos digitais, tiveram suas versões online, precisando de hospedagem e transmissão pela internet.

O que torna-se interessante é a “digitalização” dos meios de comunicação é que as pessoas, antes eram somente receptoras, mas agora podem ser produtoras de conteúdo.

Com a web rádio, as fronteiras para transmissão são infinitas. Queremos dizer que a sua web rádio pode ser acessada por qualquer pessoa e de qualquer lugar.

A diferença entre a transmissão de rádio convencional e a web rádio é que:

  • Pela transmissão convencional é por meio de ondas eletromagnéticas.
  • A web rádio o som é propagado por meio digital.

Por este motivo o som chega para qualquer pessoa que está conectada à internet.

Você deve estar se perguntando, como faço para montar a programação, criação de conteúdos que são relevantes, fazer playlist com músicas e notícias e realizar a transmissão via internet?

A seguir mostraremos como é mais simples do que parece montar e gerenciar sua web rádio.

Estabeleça um gênero para a sua web rádio

Antes de colocar uma web rádio no ar, é preciso fazer um planejamento das ações. E esse planejamento requer, como primeira atitude, que você defina o gênero da sua rádio, ou seja: a temática e o foco da programação que será transmitida.

Dessa forma, você pode realizar um gerenciamento mais eficiente de seu canal, estabelecer o seu público-alvo com mais precisão e buscar parcerias comerciais, entre boas práticas.

Citaremos abaixo, exemplos de gêneros para rádio e web rádio:

 

  • Rádio musical

 

É composta por música e pequenos espaços de locução, fazer comentários, dar notícias ou entretenimento. Esta opção pode ser segmentada por estilos musicais, sendo: sertanejo, pop rock, clássicos, jazz, entre outros, podendo abrigar todos os ritmos.

 

  • Rádio de notícias

 

O objetivo é ter conteúdo de notícia ou jornalístico, passando informações da atualidade e pode ser incluído ainda, prestação de serviço público. Este conteúdo deve ser variado e abordar outros assuntos ou especificar um tema, como por exemplo: economia, saúde, educação e qualquer outro que seja pertinente à audiência e ao horário.

  • Rádio para esporte

 

O conteúdo deve ser direcionado para o esporte e é possível fazer a transmissão de jogos em tempo real.

 

  • Rádio entretenimento

 

Este gênero tem uma programação variada, de notícias, que podem não ser atuais, mas pode ser incluído, músicas, debates, entrevistas etc.

 

  • Rádio trânsito

 

Serve para passar ao ouvintes a condição de tráfego aos motoristas da cidade ou da região, para que possam ser auxiliados para que seja possível encontrar a melhor trajetória do seu destino.

 

  • Rádio religiosa

 

Utilizado para compartilhamento de notícias e músicas de uma determinada denominação religiosa e é transmitido cultos, pregações e até mesmo eventos (de preferência ao vivo). Podendo incluir momentos de reflexão e interação com os ouvintes.

Nós esperamos que você tenha gostado destas pequenas dicas. Caso tenha alguma dúvida não deixe de comentar.